Resenha: Você pode curar seu coração

by - julho 31, 2016


Número de Páginas: 208
Autores: Louise L. Hay e David Kessler
Editora: Best Seller
Idioma: Português
Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record
Skoob/Goodreads



Muitas pessoas têm um certo preconceito em relação a livros de autoajuda e tenho que confessar que já fui uma delas. Não que agora esse gênero seja o meu preferido ou que eu acredite e/ou siga tudo que está escrito nos livros, mas acho que quase sempre eles trazem uma mensagem ou relato que pode ajudar ou ensinar de alguma forma. 

Passei por algumas perdas em diferentes sentidos esse ano, então pensei "por que não dar uma chance a esse livro?". Mal não poderia fazer, no máximo não conteria nenhuma informação útil e eu simplesmente seguiria a vida depois da leitura. Não posso dizer que o livro tenha curado o meu coração, como diz a capa, mas ele trouxe algumas reflexões e ensinamentos importantes para mim. 

David Klesser têm uma vasta experiência lidando com o assunto da perda e Louise L. Hay trabalha com a cura para os mais diversos desafios da vida. Ambos já escreveram livros, ministraram conferências e palestras e apareceram em programas de TV. Eles decidiram, então, escrever um livro juntos, compartilhando suas experiências e conhecimentos para ajudar pessoas a curarem seu coração após passarem por uma perda, seja ela qual for. 

O livro apresenta uma introdução que vai tratar do assunto perda como um todo e depois é dividido em capítulos que tratam de maneira mais específica de seus diferentes tipos: perdas em relacionamentos amorosos, a morte de uma pessoa que amamos, de um animal de estimação e até mesmo a perda de um emprego ou a infertilidade. 

Por serem divididos por assunto, é possível fazer a leitura dos capítulos separadamente, de acordo com o momento que você está vivendo. Porém, eu recomendo que o livro seja lido por inteiro, porque inevitavelmente passamos por quase todas as perdas que são descritas. Ou conhecemos alguém que esteja passando ou vai passar por uma delas, o que faz com que entendamos melhor a situação dessa pessoas e possamos até ajudar de alguma forma. 

Logo na introdução, somos convidados a repensar a perda, mas sem negá-la ou pular o período de luto. Os autores afirmam que devemos ser capazes de aceitar o sofrimento e a dor que são consequências e não sufocá-los, pois isso iria apenas piorar todo o processo. E com essa aceitação, nós conseguiremos seguir adiante no nosso ritmo e enxergando outras possibilidades que a vida nos oferece. 

Apesar de ser natural esquecermos nosso poder quando perdemos alguém, o fato é que depois de uma separação, de um divórcio ou de uma morte, ainda nos resta a capacidade de criar uma nova realidade.
Vamos deixar claro: não estamos lhe pedindo para sufocar o sofrimento depois de sofrer uma perda, mas para mudar sua atitude e seguir adiante, apesar do sofrimento.

O livro trabalha bastante com afirmações que seriam capazes de te ajudar a seguir em frente e curar o que está sentindo, através da repetição das mesmas. A cada assunto específico abordado, há um relato de caso de pessoas que passaram por aquela situação e exemplos de afirmações que poderiam ser feitas, como "Não sou vítima dessa tragédia./Essa experiência vai me fazer crescer". Não posso dizer que eu esteja convencida da eficácia dessas repetições porque nunca cheguei a tentar, pelo menos não com uma regularidade. Mas acredito que pensamentos positivos acabam fazendo o bem de alguma forma. 

Outro ponto bastante abordado no livro é a nossa única e exclusiva responsabilidade pelas circunstâncias das nossas vidas e pela cura do que não está bom. Esse conceito é muito difícil de ser internalizado, porque é muito mais fácil atribuirmos a outras pessoas e a fatores externos tanto nossa felicidade quanto nosso sofrimento. 

Apesar de tratar de alguns temas muito delicados, principalmente para quem está enfrentando aquela situação no momento, achei a leitura fluída, com as reflexões sendo apresentadas de uma maneira leve e que às vezes dá um quentinho no coração. Recomendo o livro para quem está buscando uma cura ou uma nova visão a respeito de determinado acontecimento, ou até mesmo uma autorreflexão em alguns aspectos da sua vida :)

Você também pode gostar de

0 comentários

Obrigada por comentar!