No Buy Year | Comprando com mais consciência

 


Eu acho que tenho um problema com compras. Não que eu fique comprando coisas loucamente ou me endividando, mas alguns comportamentos têm me incomodado e quero mudá-los. 

Quando eu comecei a trabalhar, tinha bastante resistência em gastar dinheiro, principalmente comigo. Mas isso foi mudando, com pensamentos de "eu mereço" e "eu trabalho para isso". Durante bastante tempo, o que eu mais comprava eram livros e ebooks. E eu comecei a passar muito mais tempo pesquisando sobre novos livros e olhando promoções do que de fato lendo. Tenho tantos ebooks que acho que nem conseguiria ler todos nessa vida. Fora que já perdi o interesse por muitos. O fato do ebook ser relativamente barato e super fácil de comprar (maldito "Compre com 1-clique da Amazon") tornou isso cada vez mais viciante. E 10 reais não parecia causar um grande impacto na conta, mas não quero nem parar para somar todos 10 reais que já gastei com livros que provavelmente nunca lerei. 

Grande parte das minhas compras vem da Amazon. É muito fácil e por vezes aparentemente mais barato comprar por lá. Tem frete grátis (com assinatura, claro), várias promoções, entrega rápida. Compro muitos itens para casa e até coisas de mercado por lá. E uma das promoções que mais me faz perder tempo (sim, tempo) é a de 15% de desconto em itens de mercado. Entro para comprar alguma coisa e vejo que aquele item tem desconto se você comprar 10 coisas de mercado. E sempre precisamos de coisas de mercado, certo? Não, muitas vezes precisava só daquilo mesmo, mas acabo comprando coisas para estocar ou coisas que nem precisava, mas já que tão na promoção, vou experimentar. E nisso passo horas vendo tudo que tá elegível para decidir o que comprar. 

Promoções são meu ponto fraco. Por muito tempo a primeira coisa que fazia ao entrar na internet era entrar em sites de promoção, mesmo que eu não precisasse ou não quisesse nada. E na maioria das vezes nem compro nada mesmo, mas perco um tempão visitando sites e vendo o que está disponível. Várias e várias vezes coloco itens no carrinho e desisto da compra. Mais tempo perdido a toa. 

Na pandemia veio outro vício: comprar cursos online. Eu me interesso por vários assuntos e tenho um sério problema de foco, então cada hora queria aprender uma coisa diferente. Também era um jeito de tentar me manter entretida. Mas sabe quantos desses cursos eu fiz do começo ao fim? Nenhum. 

Comprar algo novo me dá uma sensação boa. Uma nova possibilidade, algo a ser explorado, algum item que vai resolver ou simplificar minha vida, deixar minha casa mais bonita. Mas isso passa rapidinho e depois vem a culpa por ter gastado mais dinheiro em algo que eu nem precisava, que vai ocupar espaço, não vai ser útil. Outra culpa muito forte, principalmente quando compro coisas na Amazon, é de estar contribuindo com a poluição do planeta. Mesmo quando compro itens em uma única compra, muitas vezes a entrega é feita em várias etapas e com caixas de papelão ou sacos plásticos enormes pra um só item. Outro dia comprei uma pasta de amendoim de 300g e eles mandaram numa caixa tão grande que dava para meus gatos entrarem nela com folga. E tenho fotos para provar porque toda caixa que os gatos entram eu acho bonitinho e tiro foto. 


Um dia desses me deparei com um vídeo no Youtube sobre o No Buy Year e decidi que vou fazer ano que vem. Na verdade é mais um "Low Buy Year" porque não vou deixar de comprar tudo, mas vou dar uma limitada. A primeira coisa que fiz como preparação foi cancelar o meu Amazon Prime e ainda bem que fiz isso hoje porque era o último dia antes da renovação anual e eu nem lembrava. É o universo conspirando para eu gastar menos rs. Também desinstalei os aplicativos de mercado online e de delivery. Não que eu vá deixar de usar, mas muitas vezes abro esses aplicativos e fico de bobeira vendo as coisas e "passeando" pelas prateleiras virtuais do mercado (meu deus, sou mesmo maluca). Quando eu precisar, baixo o aplicativo, uso e desinstalo. 

Regras do meu No Buy Year

O que NÃO posso comprar

  • Cursos online. Além de já ter vários para fazer, preciso dar um descanso para a minha cabeça. Ficar aprendendo várias coisas e pulando de um tópico para o outro tem contribuído com a minha ansiedade. Porque quero ser boa em tudo que tô aprendendo e dar uma aplicação para aquilo. E muitas vezes é algo muito aleatório ou que não cabe na minha vida no momento. 
  • Livros e ebooks. Não posso comprar, baixar (o que é raro, mas às vezes faço), pegar na biblioteca, nada disso. Tenho que ler os que eu já adquiri. A exceção é se eu ganhar algum livro.
  • Tranqueiras na Daiso e similares. Isso inclui (mas não se limita a) potes, coisas de papelaria, enfeitinhos, brinquedos para os gatos e qualquer outra coisa que não tenha como objetivo substituir algo que acabou/quebrou ou que tenha alguma utilidade imediata e bem específica. 
  • Novas assinaturas de aplicativos ou aplicativos
  • Cremes e itens cosméticos sem ser para substituir os que acabarem ou estiverem para terminar e eu realmente use. Porque na maioria das vezes mal uso os que eu já tenho e acabam vencendo.
  • Brincos, anéis, colares, etc. Não tenho muitos mas todos os dias uso os mesmos e os outros ficam guardados. Acho que já tenho mais que o suficiente. 
  • Acessórios de cabelo. NUNCA uso os que eu compro, nunca mesmo. Tenho dor de cabeça com tiara, presilha, qualquer coisa, mas sempre me iludo achando que vou usar. 
  • Esmaltes. Eu era viciada em pintar a unha, mas com a pandemia praticamente nunca mais pintei. E sempre que pinto me arrependo porque dá preguiça na hora de tirar e qualquer lascadinho eu já acho horrível. Tenho uns 5 esmaltes que também já são mais que o suficiente. 
  • Temperos para testar. Ano passado me deu uma louca e sai comprando todos os temperos que existiam da Pitada Natural e alguns aleatórios no mercado. Eu me mudei para minha casa e ia começar a cozinhar com mais frequência, então me pareceu uma ótima ideia ter uma variedade. No final acabei usando quase sempre os mesmos e os outros estragaram ou eu não gostei do sabor. Então só posso comprar os que uso de verdade quando acabarem. 
  • Itens de mercado para fazer estoque. Tem muito comércio aqui perto de onde eu moro, quando algo acaba posso facilmente repor. Posso pagar um pouco mais barato nas promoções, mas depois não tenho nem onde guardar e muitas vezes enfio no guarda roupa, esqueço que tenho e acabo comprando novamente. 
  • Jogos (principalmente os de fazendinha) antes de eu jogar os que eu já comprei. Exceção: se minha irmã quiser comprar algum jogo em conjunto. 

Coisas que quero evitar comprar

  • Qualquer coisa por impulso, que eu não quisesse ou precisasse antes de ver aquela coisa
  • Brinquedos para os gatos. Eles já tem muitos e gostam mesmo de poucos, mas sempre que vejo um novo quero comprar
  • Produtos de marcas diferentes para testar. Eu tenho uma vontade incontrolável de testar coisas novas. Teve uma época que estava viciada em testar pastas de dente. Mas quero me manter nas coisas que eu gosto e já funcionam, porque muitas das coisas que comprava para testar não davam certo. 

Coisas que quero fazer

  • Tentar fazer compras mais "concentradas", não ficar comprando itens dispersos. O que me leva ao item:
  • Fazer listas de compras. Eu tento fazer isso, mas não sou tão boa, então acabo deixando de comprar o que precisa ou comprando coisas que não preciso. Uso um aplicativo que gosto bastante, o Bring, mas preciso tentar tornar isso mais um hábito e assim que algo acabar ou eu lembrar de algo que estou precisando, já colocar no aplicativo. 

Eu acho que essa experiência vai ter muito mais impacto na minha saúde mental do que na financeira. Nunca consigo manter um controle de quanto estou gastando até ter que pagar o cartão de crédito. Tento fazer planilhas, mas são tantas compras e gastos picados que fica impossível de controlar. Fora o tempo que é perdido olhando promoções, analisando o que eu poderia comprar. 

Minha mãe sempre nos ensinou a doar coisas, então nunca fomos de acumular. Sempre antes dos aniversários, ela sentava com a gente para que separássemos brinquedos para dar, já que iríamos ganhar outros. E até hoje sou assim, sou desapegada e vivo separando coisas para doar. E mesmo não tendo tantas coisas assim em casa (às vezes vejo uns vídeos na internet de pessoas que fazem com que eu me pareça minimalista), muitas vezes me dá vontade de sair tirando tudo que eu tenho e doando. Nunca vou ter uma casa sem decorações, sem as coisas bonitinhas que eu gosto, sem livros...mas sinto que ter menos coisas me dá mais paz. 



Comentários