Jogos de Fazendinha

Eu sempre gostei muito de Harvest Moon e de jogos que chamo de jogos de fazendinha (também incluo Animal Crossing e similares nessa categoria). 

Animal Crossing foi meu grande vício e alívio mental durante a pandemia. Sempre gostei de jogos bonitinhos e mais casuais, daqueles que tudo bem você ficar um mês sem jogar porque quando voltar ainda vai lembrar e saber o que fazer. Eu tenho fases, então às vezes tô gostando mais de ler, ou ver alguma série ou jogar. E durante essas fases eu fico quase obcecada pelo hobby/interesse da vez e depois passa e eu vou para outro. E esses jogos encaixam perfeitamente nisso. 

Joguei incontáveis horas de Animal Crossing e da sua expansão, mas depois que você já fez praticamente tudo no jogo ele perde um pouco a graça sem novas atualizações. Desde então, fiquei em busca de um substituto para ele. Ooblets chegou bem perto disso. Na época até pensei em escrever aqui sobre ele, mas não estava muito inspirada para escrever e acabei deixando pra lá. Mas ele merece uma menção honrosa, porque é muito bom. 

É meio difícil explicar esse jogo, segundo o próprio site oficial, ele é "A pretty weird game about farming, creature collection, and dancing". E tudo isso faz sentido, pode acreditar! Como sempre acontece nesses jogos de fazendinha, você é explorado ajuda os habitantes da cidade nas suas tarefas, cuida das suas plantações, tem sua lojinha, interage com a comunidade e salva o dia. Mas nesse jogo você tem a ajuda dos Ooblets, criaturinhas um pouco estranhas e bem fofinhas e dançantes. Ah, ainda tem festivais temáticos, tipo Natal e Halloween, e eu AMO muito isso. Parei de jogar porque já completei o modo história e apesar de ainda ter umas coisinhas para fazer e mais Ooblets para pegar, ficou um pouco repetitivo depois de um tempo. Mas indico bastante. 

Outro jogo que ganhou meu coração, mas demorou um tempinho para me pegar, é Cozy Grove. Não sei se ele se encaixaria nos jogos de fazendinha, mas é fofinho e queria falar dele aqui. Nele você é um escoteiro um tanto diferente. Seu acampamento é numa ilha com vários fantasmas e outras criaturas e você tem como objetivo ajudar esses fantasmas com suas tarefas e lembranças de suas vidas. Enquanto isso você vai cuidando de criaturas fofas e sobrenaturais, pescando, cultivando árvores frutíferas, cozinhando e melhorando seu acampamento. Pensando bem, é um jogo de fazendinha sim. A arte é muito bonita e ele também tem festivais, mas por enquanto só joguei o finzinho do festival de inverno, já quero ver como serão os outros. E ele tá sempre bem barato na e-shop da Nintendo. 

Uma decepção pra mim foi o Disney Dreamlight Valley. Achei que era uma mistura de Harvest Moon com The Sims e personagens da Disney e de certa forma é, mas também não é, sabe?! Parece que ele tenta ser várias coisas ao mesmo tempo, mas acaba sendo meio básico demais em todas. Os personagens são todos meio bobos e ficam fazendo gestos e se movimentando de forma repetitiva pelo cenário. A Moana fica dançando toda hora em qualquer lugar e o coitado do Donald andando e caindo de cara no chão. As plantações crescem super rápido, assim como os recursos disponíveis na ilha e mesmo sua energia acabando rápido, é só você comer ou voltar para casa que ela recarrega. Mas apesar dessa parte fácil, é bem difícil juntar dinheiro e tudo no jogo custa muito caro, quase que te obrigando a gastar dinheiro de verdade para conseguir as coisas. Fora que o jogo está cheio de bugs. E sei que o Switch não tem os melhores gráficos, mas olha esse Mickey esquisitíssimo. 

E chegamos ao jogo que me fez querer escrever esse post: Wylde Flowers. Ele é muito maravilhoso!!!

A história começa mais ou menos igual a todos os jogos nesse estilo: sua avó está doente e você parte para uma cidadezinha para ajudá-la com sua fazenda. Mas, o que você não sabe é que ela é uma bruxa e você também. Tem coisa melhor? Fazendinha com bruxaria. E para melhorar, o jogo tem história e isso é muito raro nos jogos dessa categoria. Os personagens não estão lá só para falar qualquer coisa genérica com você. Eles tem uma profundidade e além de interagir com você, também tem histórias entre eles. O jogo ainda tem representatividade, com personagens de diferentes países e culturas, orientações sexuais, corpos diferentes...é o único jogo que já vi (não que eu seja tão conhecedora de jogos) que tem um personagem não-binário. 

Todos os personagens tem as falas inteiramente dubladas (em inglês) e é uma dublagem muito boa. Também tem uma preocupação com detalhes, decorações, roupas...coisas que podem parecer pequenas mas que contribuem muito com a imersão no jogo. Já vi que em breve vai ter uma atualização gratuita e que já tiveram várias outras. Fico até mal de ter pago tão barato nesse jogo (um pouco menos de 50 reais e nem era promoção) por tudo que ele oferece. E também não entendo como ele não é mais famoso. Pelo menos acho que não é, porque nunca tinha ouvido falar até ver num comentário em um canal do Youtube. Eu estou simplesmente viciada e tô tendo que me controlar para jogar só aos finais de semana. 

E caso você ainda não esteja convencido a jogar, aí vai: você pode ter um gatinho como pet. 🐈‍⬛


Comentários

  1. Que legal!!! Parabéns pelo texto, pela descoberta desses jogos e pela iniciativa de compartilhar essas dicas com mais pessoas. Em relação ao Wylde Flowers, acho que um dos melhores elogios que você pode fazer a um jogo é dizer que se sente até mal de ter pagado pouco em relação ao que ele oferece. Mas você está fazendo sua parte ajudando a divulgar, espero que mais pessoas tenham a sorte de conhecê-lo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!