Resenha: Hábitos Ruins Nunca Mais

by - setembro 07, 2015


Você: Frequentemente come coisas pouco nutritivas, assiste muita televisão, gasta muito dinheiro comendo compulsivamente? Você gostaria de parar de fumar ou beber excessivamente? Tem um pequeno (porém irritante) hábito que gostaria de quebrar? Todos nós temos um hábito específico que gostaríamos de quebrar.É provável que você já tenha tentado no passado e talvez tenha sido bem sucedido por alguns dias. Então, algo inesperado aconteceu e você escorregou por um ou dois dias. Um erro que se transformou em uma bola de neve de uma série de contratempos. Eventualmente você desistiu da ideia de fazer uma mudança de hábito, simplesmente porque é muito difícil. Um fato interessante? Todos nós experimentamos este padrão em algum momento de nossas vidas. Felizmente, existe uma solução rápida: Fazer um plano para quebrar este hábito e segui-lo diariamente. Não importa se você fracassou em seus esforços de mudanças de hábito no passado. Isso não significa que você seja preguiçoso ou tenha pouca força de vontade. Significa que você não tinha as ferramentas certas para fazer uma mudança de hábito duradoura. O que você precisa é de uma estratégia para identificar os seus piores hábitos e aprender como superá-los. Esta solução é um livro chamado: "Hábitos Ruins Nunca Mais: 25 Passos para Quebrar QUALQUER Hábito Ruim."


Número de páginas: 76
ASIN: B00SVDVG5Q
Autor: S.J. Scott  
Idioma: português 
Gênero: Autoajuda/Profissional e Técnico


Eu havia adquirido esse ebook na Amazon há um tempo, porém nunca dei muita bola por dois motivos: não costumava gostar/ler muitos livros não ficcionais e ele parecia milagroso demais pela "sinopse" e isso sempre me deixa com o pé atrás. Porém, estou lendo "O Poder do Hábito" e me interessando mais pelo assunto (pretendo fazer resenha aqui quando terminar de ler) e esses dias organizando meu kindle encontrei esse ebook perdido por lá e resolvi dar uma chance. Esse post não será só uma resenha, mas também um desafio pessoal que resolvi propor para mim por estar descontente com muitos aspectos da minha rotina e depois das minhas impressões sobre o livro, falarei mais sobre isso.


Eu nunca fui muito fã de livros de autoajuda, principalmente os que prometem mudar toda sua vida, mas achei esse bem pé no chão. O que mais me atraiu nesse ebook foi o fato dele ser bem prático. Ele explica brevemente como os hábitos funcionam, seguindo o padrão das 3 etapas: a deixa, a recompensa e a rotina. Mas essa explicação é bem breve (para quem quiser se aprofundar mais em como os hábitos funcionam, recomendo a leitura de "O Poder do Hábito") e logo ele parte para as dicas práticas de como adquirir um novo hábito ou mudar um antigo com o qual você não esteja satisfeito. 

O ponto principal no livro é a identificação dos gatilhos do hábito, o que/onde/como/quando acontece determinada situação que te leva a executar determinado hábito. Uma vez identificados os gatilhos, fica mais fácil alterar a rotina do hábito. Durante todos os capítulos o autor compartilha um estudo de caso pessoal, exemplificando como as dicas que ele deu podem ser aplicadas. Além disso, há dicas de diversas ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar nessa jornada de mudança de hábitos. Uma que me pareceu muito interessante foi o aplicativo Coach.me, disponível para Android e iOS

Acho que uma das dicas mais importantes para mim foi sobre o que ele chama de "Efeito Dane-se". Ele ocorre quando nós cometemos algum deslize durante a nossa tentativa de mudar um hábito e achamos que tudo já está perdido e desistimos. Como acontece quando estamos fazendo uma dieta e abusamos em alguma refeição e aí começa aquela bola de neve "Ah, já comi um bolo no café da manhã e estraguei minha dieta mesmo, então vou almoçar hamburguer e batata frita e comer mais esse sunday...." e por aí vai eu faço isso direto. J.S. Scott fala que cometer erros é completamente normal, mas:

Sempre que você escorregar, simplesmente aceite o fracasso e se concentre em minimizar os danos.

O livro é bem curtinho e rápido de ler, o autor mesmo fala que a leitura completa demora menos de 1h. Acho que ele cumpre o que propõe e dá dicas válidas e possíveis de executar e é um bom complemento para livros mais teóricos sobre o assunto. 

O meu desafio pessoal que falei no começo do post vai ser o "desafio de hábito de 30 dias (DH30)" que ele fala no livro. Estou falando dele aqui porque segundo o Efeito Hawthorne, citado no livro, nós "executamos melhor as coisas quando sabemos que estamos sendo observados e analisados por outros". Então resolvi fazer com que o desafio fosse público e mesmo que ninguém venha a ler esse post, meu compromisso está aqui. Eu estou estudando para concursos públicos no momento e estou com uma dificuldade enorme de otimizar meu tempo e ser produtiva nos estudos. Eu acredito que tenho tempo para estudar e fazer alguma atividade de lazer que eu goste no final do dia, mas perco tanto tempo com coisas idiotas e sem importância que acabo não estudando o tempo que eu deveria e nem fazendo algo que eu goste para relaxar depois de uma sessão de estudos. 

Durante os 30 dias irei aumentar gradativamente o meu tempo de estudo, até que atinja a meta de 6h líquidas diárias ao final do período (pode não parecer grande coisa, mas quando você é da área de exatas e tem que estudar 287628 de tipos de Direito é rs). 

1ª semana: 4h líquidas
2ª semana: 4h30/5h líquidas
3ª semana: 5h30 líquidas
4ª semana: 6h líquidas

Para que eu consiga cumprir essa quantidade de horas, também vou me comprometer a checar a internet (email, rede social, sites em geral) somente de noite. 

Outro hábito que também vou tentar adquirir nesses 30 dias é o da meditação diária. Comecei a praticar meditação após a leitura do livro Atenção Plena (que é muito bom e pretendo resenhá-lo também em breve). Eu melhorei muitos aspectos da minha vida através da meditação, mas acabei não continuando a meditar porque logo que acabei a leitura do livro comecei a estudar e não consegui me organizar para fazer as duas coisas. Mas tentarei incluir novamente a meditação na minha rotina, através de um "programa" que me inscrevi la no app Coach.me (se eu achar que o app está ajudando ao longo dos 30 dias, escreverei mais sobre ele aqui).

Vou tentar escrever posts semanais sobre o meu progresso no desafio, porque acho que assim também ficarei mais motivada. 

Então é isso gente, espero que tenham gostado do post e que a resenha tenha sido útil!

------------------------------------------EDITADO------------------------------------------

Eu falei que escreveria meus resultados em posts semanais, mas acho melhor colocar tudo aqui, porque fica mais organizado. 

1ª Semana Resultado: Nessa semana consegui cumprir a meta em quase todos os dias, tirando um que tive médico e foi corrido, então não deu.


2ª Semana Resultado: Desastre :(
Essa semana acabaram acontecendo várias coisas e eu fiquei meio "desestruturada" e desmotivada e cumpri em torno de 3h de estudo só, péssimo resultado. Mas levei em consideração o que falava no livro sobre o "Efeito Dane-se" e não joguei tudo para o alto, continuei estudando mesmo que de forma não satisfatória porque acho mais importante estudar o que der, mesmo que pouco, do que não estudar nada. 

Você também pode gostar de

4 comentários

  1. Achei muito legal o seu desafio e desejo que dê certo!! Não desmotiva e compartilhar o progresso com a gente *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela força Clay *-*
      Pode deixar que vou compartilhar sim!

      Excluir
  2. Olá! Sou a Camile, do grupo Vida Conectada (e do blog também) e vim aqui conhecer seu blog. Logo que entrou já falei aqui QUE LINDO! Amei demais seu layout, super clean e gostoso de navegar!

    Ainda não sabia desse livro, será mais um pra entrar na minha wishlist liiterária.

    Ah, e gostei muito do seu desafio. Se eu puder te dar uma dica, tente adicionar uma prática de yoga junto à meditação. Vai te ajudar demais! Algumas posturas contribuem bastante pra atenção, principalmente aquelas que exigem equilíbrio. :)

    Beijos!
    Camile
    vidaconectada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camile, obrigada pela visita! Fiquei muito feliz por você ter vindo conhecer meu blog *-*
      E muito obrigada pelo elogio também! Minha irmã que fez o desenho do header pra mim, muito boazinha ela <3
      Eu tinha feito uma primeira versão, mas não levo muito jeito pra isso e ela melhorou pra mim!

      Espero que você goste do livro e seja útil! O bom é que ele é bem rapidinho de ler.

      Obrigada pela dica! Vou procurar mais sobre yoga, tudo que nos ajuda é interessante tentar :)

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar!