Resenha: Will & Will - Um nome, um destino

by - fevereiro 18, 2015

Amor adolescente, intriga, raiva, sofrimento e amizade. Tudo isso temperado com doses maciças de comédia. Prepare-se para o universo de Will & Will. E para pérolas de sabedoria que vão mudar sua vida... Ou pelo menos aumentar o seu número de curtidas no Facebook.
Em uma noite fria, em uma improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Um Will é amigo do mais expansivo gay de sua escola. O outro precisa explicar à própria mãe sua orientação sexual.Mas, mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em uma aventura de proporções épicas. 




Número de páginas: 352 
ISBN: 978-85-01-09388-2
Autores: John Green e David Levithan  
Editora: Galera Record
Tradutora: Raquel Zampil
Idioma: português 
Gênero: Literatura Estrangeira - Romance - YA




Eu não costumo comprar/ler um livro só porque um determinado autor escreveu, mas é isso que vem acontecendo com o David Levithan. Desde que li Todo Dia, fiquei apaixonada pelo jeito que escreve e depois de Garoto encontra Garoto, esse amor só aumentou. O único livro do John Green que eu li por enquanto foi A Culpa é das Estrelas, e contrariando o que eu esperava, também gostei muito. Então a "combinação" dos dois só poderia resultar em 
Mesmo tendo quase certeza que iria gostar, ainda enrolei um tempo para comprar porque vi muitos comentários negativos sobre o livro, os personagens e sobre ele ser confuso. Mas em uma dessas promoções, acabei me rendendo e não me arrependi nem um pouco!


Os protagonistas do livro são os dois Will Grayson, sendo cada capítulo contado em primeira pessoa sob o ponto de vista de cada um deles. O Will hétero é um garoto de classe média e estudante colegial, cujo melhor amigo é Tiny Cooper, um grande, literalmente falando, e fabuloso menino gay. No começo do livro, Will acabou de ser rejeitado do Grupo de Amigos e de se reaproximar de Tiny, conhecendo alguns de seus amigos por consequência. Ao conhecê-los, Will acaba se interessando por Jane, porém, devido a duas regras que guiam sua vida: 1. Não se importar muito com nada, 2. Calar a boca, ele acaba tendo muitas dúvidas se quer ou não estar com ela e se deve falar a ela a verdade sobre como se sente. 

Já o Will que é gay vive somente com a mãe e não possui uma situação financeira muito favorável, tendo que trabalhar aos finais de semana em uma farmácia para ajudar em casa. Ele sofre de depressão e é uma pessoa muito fechada, como já demonstra seu primeiro pensamento com que temos contato: "vivo constantemente dividido entre me matar e matar todos à minha volta". Sua melhor "amiga", mais por parte dela do que dele, é a Maura e ele conversa com dois garotos nerds, Derek e Simon. Ele é apaixonado por Isaac, com quem mantém um relacionamento virtual, em segredo de todos que conhece, até o momento que Isaac propõe que eles se encontrem pessoalmente. 


Uma noite, o primeiro Will sai com Jane e Tiny para assistir a um show em Chicago, porém não consegue entrar e fica sozinho enquanto os dois amigos vão. E essa é a mesma noite em que o outro Will marcou para se encontrar com Isaac num local bem próximo. Porém, algo inesperado acontece e os dois Will se encontram...

Eu não tenho certeza absoluta, mas eu li que o Will hétero foi escrito pelo John Green e o Will gay pelo David Levithan. Apesar de ter gostado de ambos, meu amor foi para os capítulos do Will gay. Ele tem um humor negro meio depressivo e uma personalidade com os quais eu me identifiquei em várias passagens.

estou tentando me comportar da melhor forma possível, mas você precisa entender, estou sempre à beira de alguma coisa ruim. e às vezes alguém como você pode me fazer olhar pro outro lado, de modo que eu não saiba o quanto estou perto de cair. mas eu sempre acabo virando a cabeça. sempre caminho pela borda desse precipício e é uma merda o que enfrento todos os dias, e essa merda não vai desaparecer tão cedo. 

Aliás, esse foi o livro que marquei mais passagens. Além da história ser boa e envolvente, o livro também é muito engraçado. Eu li grande parte em uma madrugada e tinha partes que precisei me controlar pra não ficar rindo alto.

Os personagens que mais gostei foram os Will e seus pais (a mãe no caso do Will que é gay). Gostei bastante da Jane, mas acho que ela poderia ter um pouco mais de destaque nos capítulos do primeiro Will. Quem fica com quase todo o destaque é Tiny. Eu entendo que ele é o melhor amigo do Will, mas não gostei muito dele. Achei ele bem egoísta e egocêntrico grande parte do tempo.

Quanto ao livro ser confuso, como li em vários comentários que diziam achar que os dois Will eram a mesma pessoa, ou que os confundia, eu discordo. Dá pra diferenciá-los claramente, não só porque os capítulos do Will gay serem escritos apenas com letras minúsculas, mas porque a personalidade e a história/vida de ambos são bem diferentes.

Já vi várias capas diferentes e a minha é a mesma que está na sinopse no começo do post. E achei ela e a lombada lindas (apesar da minha ter vindo meio estragadinha T.T)! O livro também possui orelhas, folhas amareladas e uma boa diagramação. Algumas folhas vieram impressas mais clarinhas, mas nada demais.





tenho a sensação de que a minha vida está muito dispersa neste momento, como se fosse um monte de pedacinhos de papel e alguém ligasse o ventilador, mas falar com você me faz sebtir como se o ventilador tivesse sido desligado por um tempo. como se as coisas pudessem de fato fazer algum sentido. você junta todos os meus pedacinhos, e sou muito grato por isso

Você também pode gostar de

4 comentários

  1. No começo eu senti sono com a história (antes de se conhecerem), depois não queria que acabasse rs
    Um tapa na cara de muita gente =D
    Amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é meio chatinho mesmo, demorei um pouco pra me envolver de verdade...mas depois, não consegui parar até acabar hehe

      Excluir
  2. - Eu estou amando este livro obrigado flor pela dica se puder da um pulinho la no meu blog e segue de volta se gostar :D http://distanciareii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuh, fico muito feliz que tenha gostado! Depois vou fazer uma visita para o seu blog também :)

      Excluir

Obrigada por comentar!