[Desafio 52 semanas] Semana 23: Coisas que me incomodam no mundo contemporâneo:

- Crianças conectadas desde o berço: acho que nos dias de hoje é quase impossível evitar o contato das crianças com a tecnologia e na verdade não acho que isso deve ser feito. A tecnologia pode ser benéfica de inúmeras formas no desenvolvimento de uma criança, mas com limites. Os pais têm dado tablets e celulares cada vez mais cedo para que as crianças se distraiam e fiquem quietinhas. Entendo que em algumas horas eles devem estar extremamente cansados e essa possa ser a única alternativa. Mas o problema é quando se torna um hábito. Vejo crianças de 5, 6 anos totalmente viciadas em celulares, computadores e videogames. Eu jogo videogame desde os 5 anos de idade, mas sempre fiz várias outras atividades. E a criança precisa receber estímulos diferentes e não só passar o dia olhando para uma tela. Teremos o resto da vida para fazer isso, mas a infância passa :(
- Falta de limites para as crianças, especialmente em relação ao consumo: cada vez mais os pais têm deixado de impor limites para os filhos. Parece que uma simples menção a um "não" vai quebrar a criança ou fazer com que ela cresça traumatizada. E eu acho que é totalmente o contrário. Se a criança está acostumada a ter tudo o que quer dentro de casa, crescerá extremamente frustrada, porque o mundo não vai lhe dar o mesmo tipo de tratamento. 

- "Vamos combinar qualquer dia!": quantas vezes você já ouviu (ou falou) essa frase e no final o que deveria ser combinado nunca acontece? Não sei dizer se isso é uma exclusividade do mundo contemporâneo, mas sinto que essa situação tem se tornado cada vez mais frequente.

- Necessidade de estar conectado 24/7: Já tinha falado disso aqui, mas achei que cabia escrever novamente porque é uma das coisas que mais me incomodam. Claro que a possibilidade de estar conectado ao mundo todo a qualquer hora do dia trás inúmeras vantagens, mas isso chegou a um ponto em que parece que a vida online é mais importante que a offline. E mesmo quando você não acha isso e tenta se desconectar um pouco, as pessoas te cobram o porquê de você ainda não ter respondido tal mensagem/comentário, curtido a foto...e por aí vai. 

Comentários