App: Forest - Stay focused, be present

by - outubro 24, 2016

Logo do aplicativo de produtividade Forest
Eu sempre tive problemas para focar em uma coisa só e isso vinha atrapalhando muito meu rendimento em diversas tarefas. Vivo lendo artigos e livros sobre produtividade para tentar melhorar um pouco isso e em uma dessas leituras descobri a técnica Pomodoro. Ela consiste basicamente em gerenciar seu tempo dividindo-o em pequenos intervalos (geralmente 25 minutos) nos quais você ficará totalmente focado em uma só tarefa. Ao terminar cada intervalo, você pode fazer pausas de alguns minutos.

Achei bem interessante na época e usei por um tempo com um aplicativo de celular, mas logo acabei largando. Tempos depois descobri outro aplicativo que eu tô usando no momento e gostando bastante, o Forest. Ele utiliza a técnica Pomodoro e traz alguns recursos que fazem com que ele pareça um joguinho. 

Na tela inicial tem o cronômetro onde você vai escolher o intervalo de tempo que deseja ficar focado, variando de 10 a 120 minutos. Dentro do cronômetro tem a figura de uma árvore, que varia de um pequeno arbusto até uma árvore completa de acordo com o tempo que você escolhe. 


Se você consegue completar o intervalo sem mexer no celular, você planta essa árvore no seu jardim do aplicativo e ganha uma certa quantidade de moedas. Por outro lado, caso você não resista e saia do aplicativo para checar as redes sociais ou qualquer outra atividade que tira seu foco, sua árvore morre e também vai parar no seu jardim, mas como uma árvore seca. E há uma lista (a whitelist) onde você seleciona aplicativos essenciais para que você possa usá-los, se necessário, enquanto o cronômetro está correndo, sem que sua árvore morra. No jardim, você pode checar quanto tempo conseguiu ficar focado em determinado dia e acompanhar seu progresso. 


Você pode utilizar as moedas que recebe para comprar outros tipos de árvore para o seu jardim e desde a última atualização, o aplicativo ganhou um recurso muito legal! Agora é possível também plantar uma árvore de verdade e ajudar a mudar a vida de muitas pessoas! O aplicativo está patrocinando o projeto Trees For The Future, que ensina famílias a planejar e plantar tipos específicos de árvores e culturas, de onde vão retirar alimentos, ração para animais, combustível, produtos para vender, etc. Além disso, esse planejamento também ajuda a natureza, porque proporciona a transição de técnicas destrutivas de cultivo para um sistema sustentável.


Plantar uma árvore de verdade requer bem mais moedas que as árvores que você compra no aplicativo, mas isso ainda é uma forma de incentivo para você continuar a manter seu foco cada vez mais! No momento em que estou escrevendo esse post, os usuários do aplicativo já plantaram 40.670 árvores!

Outra forma de conseguir moedas é através de conquistas que você vai desbloqueando, como em diversos jogos. 

O aplicativo está disponível para todos os sistemas operacionais móveis, sendo gratuito apenas para o Android, porém com a exibição de propagandas e algumas funções limitadas. Mas para desbloquear funcionalidades e remover as propagandas custa menos de R$ 4,00, que também é a média de preço cobrado para a instalação do aplicativo no iOS e no Windows Mobile. Há também uma extensão para os navegadores Google Chorme e Firefox, tornando possível permanecer focado e plantar as árvores virtuais diretamente de seu computador. Com a extensão, você pode bloquear determinados sites e evitar ficar passeando por aí na internet e perdendo seu tempo quando não poderia. Como minha maior distração é abrir 918392 abas enquanto tô usando a internet, tenho usado mais a extensão do que o próprio aplicativo. 

Espero que tenham gostado dessa dica de aplicativo :)

Você também pode gostar de

1 comentários