Nunca consegui me organizar muito bem. Já tentei usar agenda, calendários impressos e o tão comentado caderno de organização, mas nada funcionou comigo =/
Eu delegava tudo que eu tinha que lembrar exclusivamente à minha memória e isso não é bom. Eu consigo lembrar bem das coisas, mas acabava sobrecarregando muito a minha cabeça com isso.  

Resolvi partir para os aplicativos e já testei uns 1284721.  Eu consegui chegar a um conjunto que tem funcionado bem pra mim. São aplicativos com propósitos diferentes, me organizo na faculdade, no cotidiano e no trabalho com eles, por isso gosto de usá-los juntos. E a melhor parte é que todos possuem versão gratuita, são visualmente bonitos e possuem widgets, o que torna a visualização das informações ainda mais prática. 

Quer conhecer esses aplicativos?



O SolCalendar é o meu preferido de todos. Ele é um calendário que pode ser sincronizado com a sua conta Google (Google Calendar). Além de ter a possibilidade de salvar eventos no calendário, sua nova versão permite criar listas de tarefas também organizadas por dias e sincronizá-las com o Google Tasks. O aplicativo ainda oferece vários stickers lindinhos pra você associar ao evento ou à tarefa, o que torna mais fácil bater o olho no calendário e já lembrar o que você tem que fazer. Uma coisa que gosto muito também é a variedade de widgets que ele oferece: calendário mensal, semanal, diário, lista de tarefas ou lista de eventos, com várias possibilidades de personalização. Ah, esse aplicativo ainda mostra informações sobre o clima. Para vocês verem melhor como é, esse é o meu:




O Timetable é muito muito bom pra organizar as coisas da faculdade/escola/curso. Com ele é possível organizar os horários de cada matéria por semana, com informações sobre professor, local e tipo de aula. Além disso, é possível salvar tarefas e provas para cada matéria e adicionar notificações personalizadas para cada uma delas. O que eu mais gosto nesse aplicativos são os widgets. Uso o de aulas e de tarefas, assim todo dia posso saber quais são os horários e locais das aulas e as tarefas pendentes de forma rápida:





Esse aplicativo se baseia na criação de murais (boards) que você pode organizar em colunas de acordo com as suas necessidades. Nessas colunas você adiciona cartões com as tarefas que precisa realizar. Em cada um dos cartões você pode adicionar rótulos, checklists, arquivos, notificações e usuários responsáveis por aquela tarefa. Esse é um recurso muito legal desse aplicativo e acabo usando muito em trabalhos em grupo na faculdade, porque dessa forma dá pra saber quem está fazendo o que. É possível arrastar os cartões de uma coluna para a outra, por isso um jeito bem útil de organizar seu mural (e que já é sugerido pelo aplicativo) é usando as colunas "To do", "Doing", "Done!", pois assim dá para acompanhar o andamento de cada tarefa. Há uma versão gold desse aplicativo, que pode ser obtida através de pagamento ou envio de convites para participar do Trello para seus contatos. Também é possível usar o Trello através do site e sincronizá-lo com o aplicativo. 


Perfeito para notas rápidas, o Google Keep possui uma interface bem clean. É possível também adicionar notas por voz, listas e figuras. O widget permite que você tenha as notas sempre à mão:



No meu estágio eu não tenho hora fixa, apenas tenho que cumprir 6h diárias. O My Work Clock permite que você grave quando entrou (Punch In) e as saídas para intervalos/almoço (Punch Out), dessa forma você pode saber exatamente as horas trabalhadas. Também é possível ver o registro mensal das horas trabalhadas, editar os registros e exportar como HTML ou CSV. A versão gratuita possui uma barra de propaganda na parte inferior do aplicativo, mas nada que atrapalhe o uso :)

Espero que tenham gostado das dicas!

Obs: clique na imagem do aplicativo para ir até a página de download na Google Play.