1 rittoru no namida (1 litro de lágrimas): mangá e dorama

Baseados na história real de Aya Kito, a partir do diário escrito por ela e publicado por sua mãe. Aya foi diagnosticada com Degeneração Espinocerebelar quando tinha apenas 15 anos. Essa é uma doença cruel que destrói progressivamente os neurônios do cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal, afetando todos os movimentos do corpo (até falar será impossível em certo grau de avanço da doença). Porém, a memória e a capacidade intelectual serão mantidas intactas. A causa da doença é desconhecida e ela é incurável; a única coisa que se pode fazer é tentar retardar os sintomas por meio de medicamentos e fisioterapia. 

Aya foi uma menina que lutou, se esforçando ao máximo, por sua vida, mesmo com todas as dificuldades e preconceitos a que foi submetida juntamente com sua família.

Mangá


Volume único,  possui um traço muito bonito. Eu achei bem fiel ao livro, mas conta apenas uma pequena parte da trajetória de Aya. Mesmo assim, vale a pena ler ^-^
 

Dorama



Possui 12 episódios, sendo que o último é um especial de aproximadamente duas horas. Eu não costumo curtir muito doramas ou filmes japoneses, mas esse é realmente lindo. Outra coisa bem difícil é eu chorar vendo filme, mas não tive como me conter dessa vez. A trilha sonora é perfeita, e ao final de cada episódio toca "Only Human" enquanto são mostradas fotos da verdadeira Aya e trechos de seu diário.



Dowloads:
Trilha sonora (precisa de cadastro, mas é um site muito bom ^-^)

 "O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais." (Aya Kito)